Centro Espírita Luz de Escol em da Luz

 (0) Avaliações. Avalie esta empresa
Consulte também outras empresas em:
Cuidadores de Idosos e Enfermos
Veja Mais informações sobre:
Centro Espírita Luz de Escol em da Luz

Rua Antônio Vieira, 472 - da Luz
Nova Iguaçu , 26255-530

Atividade Comercial
Cuidadores de Idosos e Enfermos
Informações


Somos uma associação beneficente sem fins lucrativos, inspirada na caridade e no amor ao próximo. Nossa sede é própria e está situada na Rua Antônio Vieira, nº 472, Bairro da Luz, Nova Iguaçu/RJ. Somos cadastrados no CNPJ sob o nº 30.845.432/0001-64.

No início, nossa atividade estava voltada para a assistência espiritual e material da denominada "população de rua". Por conta disso fazíamos o que denominávamos "rondas", que consistiam em sairmos em caravana, pelas ruas da nossa cidade, levando a esses irmãos desafortunados a mensagem alentadora do Evangelho de Jesus e o sustento material (alimentos, roupas, agasalhos, higiêne pessoal, curativos, remédios, etc.); no entanto, em razão da grande quantidade de pessoas em situação de extrema penúria, sentimos a necessidade de expandir o nosso trabalho, daí a construção do Abrigo, que foi, então, denominado "Casa de Repouso Irmã Scheilla", em homenagem à Mentora espiritual da atividade de assitência da Casa; em seguida, em reconhecimento à dedicação do falecido companheiro Jorge Eduardo Matilha de Oliveira, um de seus fundadores, foi denominado "Abrigo Jorge Mantilha". Atualmente, por consenso dos diretores, houve o entendimento de que era mais adequado que o Abrigo tivesse o mesmo nome da Instituição mantenedora, razão por que, hoje, tem o nome de "Abrigo Luz de Escol".


Em 1991, a nossa tarefa assistêncial consistia, como já mencionado, em levar alimentos, remédios e agasalhos para os pobres nas ruas, aos quais atendíamos também com curativos, cortes de cabelo e barba.

Em 1996, passamos a acolher -- já como internos -- portadores de doenças crônicas, deficientes físicos e dependentes químicos. Começamos com poucos leitos e fomos, passo-a-passo, aumentando a nossa capacidade de atendimento.

Atualmente abrigamos idosos de ambos os sexos, em regime de moradia permanete, enfermos (com doenças crônicas), deficientes físicos e dependentes químicos, todos em situação vulnerebilidade social, a quem dedicamos cuidados diários (24 horas por dia) com cinco refeições, higienização, cuidados médicos odontológicos, fisioterápicos, psicológicos, de enfermagem, de cuidadores e de assistência social. Todos necessitam de medicamentos de uso continuado, e a grande maioria utiliza fraldas geriatricas descartáveis. Atendemos, atualmente a 63 (sessenta e três) abrigados.

Todas as nossas atividades são sistematicamente monitoradas pelo Ministério Público, Secretaria de Saúde, Vigilância Sanitária e demais órgãos competentes. Não recebemos nenhuma subvenção oficial.
Informar erro nos dados desta empresa
Saiba mais sobre Cuidadores de Idosos e Enfermos

O cuidador de idosos e enfermos é o profissional responsável por acompanhar e cuidar de idosos, que estejam doentes ou necessitem de cuidados especiais, e/ou de pessoas enfermas e debilitadas. O trabalho do cuidador pode ser realizado tanto em hospitais quanto na residência da pessoa e, neste caso, envolve o acompanhamento e o auxílio em todas as atividades que estiverem inclusas na rotina da pessoa que está sob cuidados. Um cuidador de idosos pode possuir tarefas diferentes de um cuidador de enfermos, isso porque existem idosos que não estão doentes, apenas precisam de alguém que os acompanhem e os auxiliem com algumas limitações. Algumas atividades que um cuidador de idosos pode exercer são: acompanhamento a consultas médicas e compromissos, auxílio nas refeições, administração da medicação - prescrita pelo médico, acompanhamento em caminhadas e banhos de sol, auxílio na higiene pessoal, além da companhia e do convívio social. Porém, existem também idosos enfermos que precisam de maiores cuidados para lidar com suas doenças, como aqueles que possuem Alzheimer ou Parkinson. Já um cuidador de enfermos tem atividades além das citadas acima, apesar de ajudar na rotina do paciente, o cuidador de enfermos também terá a obrigação com os cuidados médicos necessários. Uma pessoa enferma pode precisar que sejam feitos curativos, mudança de posição - se a pessoa tiver dificuldades de locomoção, medição da pressão arterial e/ou glicose, troca de fraldas, entre outras coisas. é importante ressaltar que o cuidador de idosos e mesmo o cuidador de enfermos não têm permissão legal para realizar procedimentos de enfermagem ou procedimentos médicos, como receitar remédios ou aplicar injeções. Por isso, muitos cuidadores são enfermeiros formados, o que possibilita a realização de procedimentos mais técnicos que venham a ser necessários.

utilizamos cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossa política de privacidade. Política de Privacidade.