Informações
No ano de 2000 iniciamos o plantio de videiras para produção de vinhos finos na Fazenda Santana em Tapes RS.
Em três março de 2004 foi feita, de maneira pioneira na região, a primeira vindima comercial de uvas finas da Fazenda Santana, e também do município de Tapes, foram colhidos 1.018 kg de uvas Cabernet Sauvignon e Merlot, destes, 964 kg foram vendidos a uma vinícola na serra gaúcha, 18 kg de Cabernet foram encaminhados à Escola Agrotécnica Federal "Presidente Juscelino Kubitsheck" em Bento Gonçalves e outros 36 kg de Cabernet à Embrapa Uva e Vinho também em Bento Gonçalves, ambas para microvinificação com o objetivo de avaliação do potencial das uvas colhidas para a produção de vinhos. Estas uvas atingiram um teor de açúcar de 22 graus Brix.
Dado ao absoluto pioneirismo de cultivo de uvas finas na região, não se tinha, até então, nenhuma informação sobre o comportamento das videiras, a qualidade das uvas e dos vinhos que poderiam ser obtidos.
Esta vindima marcou o coroamento de um esforço de quatro anos, iniciados com o plantio de porta-enxertos em dezembro de 2000, pelo então estudante de agronomia Felipe Gutheil Ferreira, que ao longo daqueles quatro anos estudou e trabalhou na implantação dos vinhedos e condução das videiras.
Das uvas encaminhadas a microvinficação, recebemos em 12 de maio de 2004, da Escola Agrotécnica nove garrafas de vinho, que foram numeradas e degustadas pela família.
No ano de 2006 resolvemos montar uma pequena cantina para processar a safra daquele ano. Foi assim criada "Vinhas da Lagoa Ltda".
A surpreendente qualidade dos vinhos Cabernet Sauvignon e Merlot obtidos levou a nos entusiamar na continuação do projeto. Iniciamos a comercialização destes vinhos no ano de 2009, estando a safra de 2006 praticamente esgotada. Neste ano de 2010 estamos comercializando a safra de 2007, e talvez no segundo semestre estaremos iniciando a comercialização da safra de 2008.
A safra de 2009 só será comercializada em 2011, pois queremos que os vinhos amadureçam na cantina cerca de dois anos antes de irem ao mercado.
Os vinhos da VINHAS DA LAGOA classificam-se naquilo que hoje se chama "vinhos de boutique".