Informações
Empresa especializada na seleção adaptação de aparelhos auditivos, CPAP e exames audiológicos.
Causas, Sintomas, Diagnóstico e Tratamento
A Apnéia do Sono ou SAHOS (Síndrome da Apnéia/ Hipopnéia do Sono) é caracterizada pela ocorrência de episódios recorrentes de obstrução parcial ou total das vias aéreas durante o sono.
As consequências destas obstruções é a redução (hipopnéia) ou interrupção completa (apnéia) do fluxo de ar apesar da manutenção do esforço inspiratório.
Pessoas com apneia obstrutiva do sono podem, inclusive, não estar cientes de que têm o problema. De acordo com dados do Ministério da Saúde, cerca de 50% da população brasileira se queixa de qualidade de sono ruim e 33% sofre de apneia do sono.
É a forma mais comum, para esse tipo de apneia do sono, a principal causa é a obstrução do canal respiratório. Situações como obesidade, anatomia das amígdalas e circunferência do pescoço podem levar à apneia do sono. Isto pode reduzir drasticamente o nível de oxigênio no sangue. Assim, o cérebro recebe a mensagem de que algo está errado. Por ser incapaz de respirar, você desperta do sono por um breve momento ¿ em que as vias respiratórias reabrem e permitem que a respiração volte ao normal.
Esse problema, no entanto, se repete inúmeras vezes ao longo da noite (de cinco a trinta vezes por hora, em média) e pode causar sérias complicações. Durante a apneia obstrutiva do sono, a pessoa pode produzir um RONCO ou um som semelhante ao sufocamento. O sono irregular impede a pessoa de alcançar o sono profundo, fazendo-a se sentir sonolenta durante o dia.
QUAIS OS SINTOMAS DA APNEIA DO SONO?
A apneia do sono afeta 5-10% dos adultos nos Estados Unidos, embora a maioria dos portadores permaneça sem diagnóstico. Sintomas potencialmente perigosos, como o ronco, normalmente são negligenciados. A apneia do sono não-tratada está associada a uma série de riscos à saúde, então é importante consultar um especialista em sono caso apresente os seguintes sinais e sintomas:
SINTOMAS NOTURNOS
Ronco Alto Persistente
Idas e Vindas no Banheiro
Asfixia ou arfada durante o sono
Sono Agitado
Pausas na respiração presenciada
SINTOMAS DIURNOS
Cefaleias no inicio da manhã
Baixa Concentração
Depressão ou Irritabilidade
Fadiga Excessiva Durante o Dia
Sonolência Durante as Atividades Diárias
SOBRE O CPAP e Tratamento
O CPAP é um pequeno aparelho que vem conectado com um tubo flexível, que, por sua vez, conecta-se a um máscara nasal ou oronasal que é ajustada à face por meio de tiras elásticas. Este aparelho gera um fluxo de ar contínuo, não permitindo que haja obstrução, com isso, o ar passe livremente pela faringe.
Estes equipamentos fazem com que o paciente volte a ter uma noite de sono com qualidade, por facilitarem a passagem de ar, o mesmo volta a apresentar resultados dentro dos padrões de normalidade com a utilização do CPAP ou BIPAP.
Na Auditif trabalhamos oferecemos um serviço de tratamento personalizado com CPAP, o que inclui assistencia técnica permanente, acompanhamento e relatórios periódicos, exercícios específicos e terapia fonoaudiologica para maximizar os benefícios da terapia para ronco e apneia.
Consulte-nos!