Casa dos Velhinhos Dona Adelaide em Centro

 (0) Avaliações. Avalie esta empresa
Consulte também outras empresas em:
Cuidadores de Idosos e Enfermos
Veja Mais informações sobre:
Casa dos Velhinhos Dona Adelaide em Centro

Rua Ernesto Masini, S/N - Centro
São Bernardo do Campo , 09725-400

Atividade Comercial
Cuidadores de Idosos e Enfermos
Informações

A Casa dos Velhinhos é um abrigo filantrópico para idosos, com acolhimento por tempo indeterminado, que respeita os direitos e garantias legalmente facultados à terceira idade.

A Casa dos Velhinhos Dona Adelaide foi fundada em 13 de Maio de 1985, no município de São Bernardo do Campo, estado de São Paulo, embora o trabalho executado por sua fundadora exista há quase meio século.

Fachada da SedeA Casa está localizada próxima a região central da cidade, com sede própria construída há mais de quinze anos em um terreno cedido pela prefeitura por uso de comodato por 99 anos, no bairro Vila Campestre. É uma entidade civil de direito privado beneficente, filantrópico, caritativa e de assistência social, sem fins lucrativos, que terá duração por tempo indeterminado, com capacidade de atendimento para 36 idosos.

Atualmente atendemos 36 idosos, sendo 24 mulheres e 12 homens, com diversas dificuldades e limitações. O atendimento prioriza idosos em situação de risco e/ou vulnerabilidade social e/ou pessoal, com ausência ou precariedade dos vínculos familiares e/ou limitação de suporte para os cuidados requeridos no domicilio, através de um trabalho humanizado, num ambiente físico adequado, que propicie satisfação e bem estar, melhorando a qualidade de vida dos mesmos proporcionando segurança e conforto. A entidade foi construída e é mantida por voluntários que promovem eventos, parcerias e doações, com objetivo de arrecadar fundos para manter, concluir e reformar os setores essenciais da casa, efetuar o pagamento de funcionários e atender necessidades dos idosos.

A fundadora da Casa, Adelaide Faria de Graciano, ou somente Dona Adelaide como se tornou conhecida, iniciou seu trabalho juntamente com sua família, abrigando um morador de rua, em precárias condições físicas e psicológicas em sua própria casa. Desde então, pessoas em situação semelhante começaram a procurá-la, sendo atendidas sempre sem qualquer preconceito e independentemente da situação que se encontravam. A proposta continua a mesma, apenas enfatizando o atendimento aos munícipes. Infelizmente o projeto não contempla a demanda do município, o que ocasiona uma intensa procura por vaga.

Em 17 de Novembro de 1988, pela Lei 3.262, foi declarada de Utilidade Pública Municipal a Casa dos Velhinhos Dona Adelaide e, atualmente, é reconhecida como Utilidade Pública nas três esferas de governo.
Informar erro nos dados desta empresa
Saiba mais sobre Cuidadores de Idosos e Enfermos

O cuidador de idosos e enfermos é o profissional responsável por acompanhar e cuidar de idosos, que estejam doentes ou necessitem de cuidados especiais, e/ou de pessoas enfermas e debilitadas. O trabalho do cuidador pode ser realizado tanto em hospitais quanto na residência da pessoa e, neste caso, envolve o acompanhamento e o auxílio em todas as atividades que estiverem inclusas na rotina da pessoa que está sob cuidados. Um cuidador de idosos pode possuir tarefas diferentes de um cuidador de enfermos, isso porque existem idosos que não estão doentes, apenas precisam de alguém que os acompanhem e os auxiliem com algumas limitações. Algumas atividades que um cuidador de idosos pode exercer são: acompanhamento a consultas médicas e compromissos, auxílio nas refeições, administração da medicação - prescrita pelo médico, acompanhamento em caminhadas e banhos de sol, auxílio na higiene pessoal, além da companhia e do convívio social. Porém, existem também idosos enfermos que precisam de maiores cuidados para lidar com suas doenças, como aqueles que possuem Alzheimer ou Parkinson. Já um cuidador de enfermos tem atividades além das citadas acima, apesar de ajudar na rotina do paciente, o cuidador de enfermos também terá a obrigação com os cuidados médicos necessários. Uma pessoa enferma pode precisar que sejam feitos curativos, mudança de posição - se a pessoa tiver dificuldades de locomoção, medição da pressão arterial e/ou glicose, troca de fraldas, entre outras coisas. é importante ressaltar que o cuidador de idosos e mesmo o cuidador de enfermos não têm permissão legal para realizar procedimentos de enfermagem ou procedimentos médicos, como receitar remédios ou aplicar injeções. Por isso, muitos cuidadores são enfermeiros formados, o que possibilita a realização de procedimentos mais técnicos que venham a ser necessários.

utilizamos cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossa política de privacidade. Política de Privacidade.