No Brasil a indústria automobilísica chegou em 1956 em São Paulo, onde se iniciou a fabricação de automóveis sedãs e camionetas. E com o passar do tempo, os automóveis foram se modernizando e se diferenciando cada vez mais, resultando na grande variedade de marcas e modelos oferecidos hoje em dia. A compra de veículos foi facilitada pela consessão de crédito, e por consequência vemos uma imensa quandidade de automoveis nas ruas hoje em dia. Empresas como a Fiat, Ford, Honda, Volkswagen, Toyota, Renault, Hyundai e Citröen são fabricantes de carros famosas no Brasil e no mundo. Montadoras de carros são comuns no Brasil principalmente no Sudeste, e todas contam com equipamentos de alta tecnologia para suprir a demanda do setor. Montadoras no brasil decidem o preço dos automóveis em relação a tecnologia e material usado e repassam para as concessionárias que repassam para o consumidor final, após a inclusão de todos os impostos. Encontre aqui telefones e endereços de fábricas de automóveis e concessionárias de veículos.
Atual capital do estado do Paraná, Curitiba foi fundada em 1693 por bandeirantes e, a partir da criação da estrada que ligava Sorocaba e Viamão , tornou-se um importante entreposto comercial. A posterior chegada de imigrantes europeus durante o século XIX manteve o crescimento urbano acelerado e é a causa da diversidade cultural da região, já que foi bastante influenciada por italianos , alemães , poloneses e ucranianos . Internacionalmente famosa pelas suas inovações no que diz respeito à ocupação urbana e ao cuidado com o meio ambiente , Curitiba desenvolveu, ao longo do tempo, vários planos urbanísticos e criou diversas leis com o objetivo de controlar o crescimento desordenado. Um setor que se destaca é o transporte público , cujo sistema inspirou o TransMilenio , o mesmo de Bogotá, na Colômbia. A Região Metropolitana da qual faz parte é composta por 26 municípios , sendo Curitiba o mais importante deles . Ela conta com 3.172.357 habitantes, dispostos sobre os 15.447 km² de área, tendo a 8ª maior população dentre as regiões metropolitanas do país. Só o município de Curitiba possui 1.851.215 de habitantes, sendo a maior cidade do sul do Brasil, e é a sétima no ranking das cidades mais populosas do Brasil. Em 2007, Curitiba foi eleita a cidade com melhor qualidade de vida do país, de acordo com a revista norte-americana Reader's Digest. Isso talvez tenha relação com os bons índices que a cidade detém: menor índice de analfabetismo ; melhor qualidade na educação básica entre as capitais; 49ª colocação entre as cidades com maior influência global – segundo o Índice Mastercard de Mercados Emergentes 2008; a 3ª cidade mais "esperta" do mundo , em pesquisa recente publicada pela revista Forbes que avalia a preocupação da cidade com qualidade de vida, sustentabilidade, dinamismo econômico e boa infraestrutura . A cidade tem ainda uma noção de vida cosmopolita. Seu pólo industrial é diversificado e lhe concede o quinto lugar dentre as maiores economias brasileiras, além de uma das cinco cidades mais indicadas para se investir capital. A sinalização eficiente e os meios de transportes modernos garantem circular por belas e inusitadas construções, como o Teatro Ópera de Arame , o Jardim Botânico e o Museu Oscar Niemeyer , além dos parques, como o Barigui.
Bigorrilho é um bairro da cidade de Curitiba, no estado do Paraná. O Bigorrilho é famoso na região por ser o bairro com maior concentração de edifícios. Também conhecido como Champagnat, Bigorrilho faz limite com os bairros Campina do Siqueira, Cascatinha, Centro, Mossunguê, Santo Inácio Batel e Mercês. Os pontos de referência mais conhecidos de Bigorrilho são a Praça da Espanha, a Praça da Ucrânia, o Hospital Evangélico, o Polloshop Champagnat, a Igreja dos Passarinhos e o Parque Barigui.O bairro Bigorrilho tem início na confluência da Rua Fernando Moreira com a Rua Desembargador Mota. Sua delimitação segue pela Rua Desembargador Motta, pela Alameda Dr. Carlos de Carvalho, pela Rua Jerônimo Durski, pelo Rio Barigui, pela Avenida Cândido Hartmann e Praça da Ucrânia, pela Rua Padre Anchieta, pelo Largo da Galícia. Dentro dessa delimitação, destacam-se as principais ruas do bairro: Alameda Júlia da Costa, Rua Martim Afonso, Rua Padre Anchieta, Alameda Augusto Stellfeld, Alameda Princesa Isabel, Rua Padre Agostinho, Rua Saldanha Marinho e Rua Francisco Rocha.