O mármore é uma pedra natural muito bonita e apreciada na construção civil, sendo bastante utilizada como piso, soleira, pia, divisória etc. Trata-se de uma pedra decorativa nobre, que possui um preço um pouco elevado e é comprada sob encomenda. Ela é uma rocha originada do calcário, exposto a altos níveis de temperatura e pressão. Há diversos tipos de mármore, e isso é ocasionado pela forma com que a pedra de mármore é criada, já que em sua formação há várias variáveis que influenciam na sua cor e textura. Alguns dos mármores nacionais mais utilizados são: Mármore Espírito Santo, Mármore Bege-Bahia, Mármore Jacarandá, Mármore Verde Jaspe, Mármore Chocolate e Mármore Travertino. Já os mármores importados mais usados no mercado são: Mármore Carrara, Mármore Branco, Mármore Rosso Verona, Mármore Marrom Imperador, Mármore Verde Alpe, Mármore Crema Marfil, Mármore Tassos e Mármore Nero Marquina. Já o granito é uma rocha ígnea de grão fino, médio ou grosso composto por alguns minerais. O granito é muito utilizado na decoração de casas e apartamentos, sendo muito utilizado em soleiras e em pias. Além disso, algumas pessoas gostam de utilizar essa pedra em objetos de decoração, mesas, móveis, etc. O preço de uma peça ou pedra de granito pode variar, mas não se trata de um preço muito acessível. Uma pia de cozinha feita com esse material custa em média 200 reais. Apesar de bastante pesado, é um material muito resistente e bonito, por isso é tão utilizado em residências. Existem vários tipos de granito e o Brasil é um dos maiores produtores mundiais dessa pedra natural. As cores mais comumente encontradas são os tons cinzas e vermelho, mas também é possível encontrar alguns granitos nas cores branco, preto, azul, verde, amarelo e marrom. Os tipos de granito mais usados são: Granito Preto São Gabriel, Granito Cinza Corumbá, Granito Preto Indiano, Granito Amarelo santa Cecília, Granito Café Imperial, Granito Branco Ceará, Granito Biritiba, Granito Preto Absoluto, Granito Verde Ubatuba, Granito Branco Itaúnas, Granito Bragança, Granito Amêndoa, Granito Andorinha, Granito Capão Bonito, Granito Juparaná e Granito Mauá. Encontre aqui onde comprar mármore, granito e outros tipos de pedras decorativas.
Atual capital do estado do Paraná, Curitiba foi fundada em 1693 por bandeirantes e, a partir da criação da estrada que ligava Sorocaba e Viamão , tornou-se um importante entreposto comercial. A posterior chegada de imigrantes europeus durante o século XIX manteve o crescimento urbano acelerado e é a causa da diversidade cultural da região, já que foi bastante influenciada por italianos , alemães , poloneses e ucranianos . Internacionalmente famosa pelas suas inovações no que diz respeito à ocupação urbana e ao cuidado com o meio ambiente , Curitiba desenvolveu, ao longo do tempo, vários planos urbanísticos e criou diversas leis com o objetivo de controlar o crescimento desordenado. Um setor que se destaca é o transporte público , cujo sistema inspirou o TransMilenio , o mesmo de Bogotá, na Colômbia. A Região Metropolitana da qual faz parte é composta por 26 municípios , sendo Curitiba o mais importante deles . Ela conta com 3.172.357 habitantes, dispostos sobre os 15.447 km² de área, tendo a 8ª maior população dentre as regiões metropolitanas do país. Só o município de Curitiba possui 1.851.215 de habitantes, sendo a maior cidade do sul do Brasil, e é a sétima no ranking das cidades mais populosas do Brasil. Em 2007, Curitiba foi eleita a cidade com melhor qualidade de vida do país, de acordo com a revista norte-americana Reader's Digest. Isso talvez tenha relação com os bons índices que a cidade detém: menor índice de analfabetismo ; melhor qualidade na educação básica entre as capitais; 49ª colocação entre as cidades com maior influência global – segundo o Índice Mastercard de Mercados Emergentes 2008; a 3ª cidade mais "esperta" do mundo , em pesquisa recente publicada pela revista Forbes que avalia a preocupação da cidade com qualidade de vida, sustentabilidade, dinamismo econômico e boa infraestrutura . A cidade tem ainda uma noção de vida cosmopolita. Seu pólo industrial é diversificado e lhe concede o quinto lugar dentre as maiores economias brasileiras, além de uma das cinco cidades mais indicadas para se investir capital. A sinalização eficiente e os meios de transportes modernos garantem circular por belas e inusitadas construções, como o Teatro Ópera de Arame , o Jardim Botânico e o Museu Oscar Niemeyer , além dos parques, como o Barigui.
A Cidade Industrial de Curitiba é um bairro localizado em Curitiba. Conhecido como CIC, o bairro é o mais extenso da cidade, abrigando o distrito industrial de Curitiba. Por ser um bairro grande, a Cidade Industrial acaba pertencendo à Zona Oeste e à Zona Sul de Curitiba, sendo dividido em CIC Norte, CIC Central e CIC Sul. Os bairros que se limitam com a Cidade Industrial são Capão Raso, Fazendinha, Novo Mundo, Orleans, Campo Comprido, Pinheirinho, Riviera, São Miguel, Augusta e Tatuquara.As principais vias da Cidade Industrial são: Avenida Juscelino Kubitschek de Oliveira, Avenida das Indústrias, Rua Eduardo Sprada, Rua João Dembinski, Rua Raul Pompéia, Rua Professor Algacyr Munhoz Mader, Rua Senador Accioly Filho, Rua João Bettega, Rua Pedro Gusso, Rua Desembargador Cid Campelo, Rua João Chede, Rua João Lunardelli, Estrada Velha do Barigui e Rodovia do Xisto. Já os principais pontos de referência e lazer da Cidade Industrial são o Parque Diadema, o Bosque do Trabalhador, o Bosque São Nicolau, o Parque Caiuá e o Distrito Industrial de Curitiba.