O cuidador de idosos e enfermos é o profissional responsável por acompanhar e cuidar de idosos, que estejam doentes ou necessitem de cuidados especiais, e/ou de pessoas enfermas e debilitadas. O trabalho do cuidador pode ser realizado tanto em hospitais quanto na residência da pessoa e, neste caso, envolve o acompanhamento e o auxílio em todas as atividades que estiverem inclusas na rotina da pessoa que está sob cuidados. Um cuidador de idosos pode possuir tarefas diferentes de um cuidador de enfermos, isso porque existem idosos que não estão doentes, apenas precisam de alguém que os acompanhem e os auxiliem com algumas limitações. Algumas atividades que um cuidador de idosos pode exercer são: acompanhamento a consultas médicas e compromissos, auxílio nas refeições, administração da medicação - prescrita pelo médico, acompanhamento em caminhadas e banhos de sol, auxílio na higiene pessoal, além da companhia e do convívio social. Porém, existem também idosos enfermos que precisam de maiores cuidados para lidar com suas doenças, como aqueles que possuem Alzheimer ou Parkinson. Já um cuidador de enfermos tem atividades além das citadas acima, apesar de ajudar na rotina do paciente, o cuidador de enfermos também terá a obrigação com os cuidados médicos necessários. Uma pessoa enferma pode precisar que sejam feitos curativos, mudança de posição - se a pessoa tiver dificuldades de locomoção, medição da pressão arterial e/ou glicose, troca de fraldas, entre outras coisas. é importante ressaltar que o cuidador de idosos e mesmo o cuidador de enfermos não têm permissão legal para realizar procedimentos de enfermagem ou procedimentos médicos, como receitar remédios ou aplicar injeções. Por isso, muitos cuidadores são enfermeiros formados, o que possibilita a realização de procedimentos mais técnicos que venham a ser necessários.
A cidade do Rio de Janeiro capital do estado homônimo fica na região Sudeste do país. É a cidade de mais escolhida pelo turismo internacional no Brasil, conhecida popularmente como “Cidade Maravilhosa”. Tem população estimada em 6 498 837 cariocas segundo IBGE 2016. É sede das duas maiores empresas brasileiras - a Petrobrás e a Vale, e das principais companhias de petróleo e telefonia do Brasil. Representa o segundo maior PIB do país, é o segundo maior polo de pesquisa e desenvolvimento e Foi capital do Brasil Colônia a partir de 1763. Na cidade houve muitas mudanças ao longo dos anos desde o período da colonização portuguesa e invasão estrangeira. Foi urbanizada e teve toda sua estrutura reorganizada a começar pelo centro da cidade, no surgimento dos cortiços até as favelas. A cidade conta com parques e reservas ecológicas, como o Parque Nacional da Tijuca, considerado Patrimônio Ambiental e Reserva da Biosfera. Mas a cidade tem enfrentado sérios problemas de poluição ambiental. A Baia de Guanabara perdeu áreas de manguezal e sofre com resíduos provenientes de esgotos domiciliares e industriais, óleos e metais pesados. O Rio tem lindos lugares para se visitar e conhecer, espaços históricos como museus, bibliotecas e monumentos para se visitar e aprender sobre a história da cidade e seus acontecimentos. Seus pontos turísticos são encantadores e únicos, há muitos lugares para se ver que em um só dia não chega nem a metade dos lugares que se tem a conhecer. Os mais populares e mais procurados são o Parque Lage, Floresta de Tijuca, Complexo da Quinta da Boa Vista, Jardim Botânico, o Jardim Zoológico do Rio, O Pão de Açúcar e o Bondinho, e claro as lindas praias que ficam na Zona Sul e Zona Oeste do Rio. Há tanta opção de locais a pra se curtir que se pode escolher entre momentos de relaxar com a família passeando pelos parques, momentos mais radicais como trilhas ou voar de asa delta, conhecer a cidade a noite entre os bares e casas de show em centenas de bairros da cidade. E claro o famoso e belo Carnaval que atrai turistas do mundo inteiro que querem conferir de perto essa festa linda que acontece todo ano com desfile das Escolas de Samba, com carros alegóricos exuberantes e temáticos, as fantasia criativas, a bateria que dá vida a Avenida na Marquês de Sapucaí ( Sambódromo) e os blocos nas ruas da cidade para turistas, cariocas e foliões em geral, onde tudo vira festa.
A Barra da Tijuca é um dos bairros mais nobres da Zona Oeste do Rio de Janeiro e se encontra localizada entre os bairros Joá, São Conrado, Jacarepaguá, Recreio dos Bandeirantes, Camorim e Itanhangá. A população que habita a Barra da Tijuca é, majoritariamente, de classe alta. Para atender a esse público, o bairro conta com a maior concentração de supermercados e Shopping Centers de toda a cidade, como o Barra Shopping, o Shopping Downtown, o New York City Center, o Via Parque e o Shopping Rio Design Barra. A Barra, como é popularmente conhecida, também é um dos poucos bairros do Rio de Janeiro que possui condomínios autônomos que contém lojas, escolas, igrejas, restaurantes e opções de lazer em um mesmo espaço, destinado aos moradores do local, oferecendo maior comodidade.
A Barra da Tijuca possui três vias principais: a Avenida das Américas, que percorre todo o bairro, no sentido Recreio dos Bandeirantes, a Avenida Ayrton Senna, que se inicia na Praia da Barra da Tijuca e liga o bairro à Jacarepaguá e à Linha Amarela e a Avenida Lúcio Costa (antiga Avenida Sernambetiba), que acompanha a orla da praia e se estende até o final da praia do Recreio dos Bandeirantes. O acesso à Barra da Tijuca utilizando ônibus acontece, principalmente, através das linhas que partem do Terminal Alvorada, localizado no centro do bairro, para diversos pontos da cidade. São 40 linhas disponíveis para o usuário, aproximadamente. A Barra da Tijuca também se prepara para receber o serviço de Metrô, previsto para 2016, dando suporte à demanda de passageiros que surgirá devido às Olimpíadas. A Barra sediará grande parte dos Jogos Olímpicos. Nela, se encontra a Vila Olímpica dos Atletas.
Também na Barra da Tijuca localizam-se as sedes do Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). A Praia da Barra, a Praia da Reserva e a Praia do Pepê são muito utilizadas para a prática de surf e de ciclismo, nas ciclovias de suas orlas, além de serem uma excelente opção de lazer, que atrai visitantes de diversas partes do Rio de Janeiro. O cinema também é uma atividade de lazer muito valorizada na região. Ao todo, são 62 salas de exibição de filmes. Outras opções de lazer da Barra da Tijuca são o Teatro dos Grandes Atores, o Teatro Antônio Fagundes, o Centro Cultural Suassuna, a casa de shows Ribalta e, futuramente, a Cidade da Música – maior sala de concertos da América Latina.