Acender a luz em casa parece um gesto simples, mas por trás de cada lâmpada acesa existe um complexo sistema de agentes e instituições do setor elétrico, responsáveis desde a geração até a distribuição de energia, passando pela coordenação e regulação deste mercado. O processo de energia no setor elétrico é curioso e ao mesmo tempo complicado, pois tem etapas para acontecer. Tudo começa nas unidades geradoras Depois de deixar a usina, independentemente do tipo da fonte geradora, a energia elétrica trafega pela rede de transmissão. Sua grande extensão se explica pela dimensão continental do país e pela distância entre as usinas e os consumidores. Quando a energia chega às subestações localizadas nas cidades, a tensão é rebaixada e, depois, por meio de um sistema composto por fios, postes e transformadores, é enviada ao consumidor em 127 volts ou 220 volts. As distribuidoras de energia são o elo entre o setor e a sociedade, visto que suas instalações recebem das companhias de transmissão a maior parte do suprimento destinado ao abastecimento no país. Outro elo da cadeia são os agentes comercializadores de eletricidade, que não possuem sistemas elétricos, mas estão autorizados a atuar exclusivamente no mercado livre, vendendo ou comprando energia elétrica. Muitas empresas que trabalham com energia fazem locação de grupos geradores para eventos, obras e manutenção de redes. Algumas são pequenas centrais hidroelétricas que trabalham com desenvolvimento de projetos e tem seu foco na construção de empreendimento socioambientais sustentáveis. Há também outros tipos de energia como a fotovoltaica e eólica. E são feitos serviços com aquecimento solar, elétrico, a gás e com piscinas. Além de projetos mecânicos e elétricos, de máquinas e equipamentos, de iluminação, automação e controle. Instalações industriais, comerciais e residenciais, projetos de refrigeração e aquecedores. Encontre aqui distribuidoras de energia, instalações eletricas, centrais hidroeletricas e centrais de abastecimento.
A cidade do Rio de Janeiro capital do estado homônimo fica na região Sudeste do país. É a cidade de mais escolhida pelo turismo internacional no Brasil, conhecida popularmente como “Cidade Maravilhosa”. Tem população estimada em 6 498 837 cariocas segundo IBGE 2016. É sede das duas maiores empresas brasileiras - a Petrobrás e a Vale, e das principais companhias de petróleo e telefonia do Brasil. Representa o segundo maior PIB do país, é o segundo maior polo de pesquisa e desenvolvimento e Foi capital do Brasil Colônia a partir de 1763. Na cidade houve muitas mudanças ao longo dos anos desde o período da colonização portuguesa e invasão estrangeira. Foi urbanizada e teve toda sua estrutura reorganizada a começar pelo centro da cidade, no surgimento dos cortiços até as favelas. A cidade conta com parques e reservas ecológicas, como o Parque Nacional da Tijuca, considerado Patrimônio Ambiental e Reserva da Biosfera. Mas a cidade tem enfrentado sérios problemas de poluição ambiental. A Baia de Guanabara perdeu áreas de manguezal e sofre com resíduos provenientes de esgotos domiciliares e industriais, óleos e metais pesados. O Rio tem lindos lugares para se visitar e conhecer, espaços históricos como museus, bibliotecas e monumentos para se visitar e aprender sobre a história da cidade e seus acontecimentos. Seus pontos turísticos são encantadores e únicos, há muitos lugares para se ver que em um só dia não chega nem a metade dos lugares que se tem a conhecer. Os mais populares e mais procurados são o Parque Lage, Floresta de Tijuca, Complexo da Quinta da Boa Vista, Jardim Botânico, o Jardim Zoológico do Rio, O Pão de Açúcar e o Bondinho, e claro as lindas praias que ficam na Zona Sul e Zona Oeste do Rio. Há tanta opção de locais a pra se curtir que se pode escolher entre momentos de relaxar com a família passeando pelos parques, momentos mais radicais como trilhas ou voar de asa delta, conhecer a cidade a noite entre os bares e casas de show em centenas de bairros da cidade. E claro o famoso e belo Carnaval que atrai turistas do mundo inteiro que querem conferir de perto essa festa linda que acontece todo ano com desfile das Escolas de Samba, com carros alegóricos exuberantes e temáticos, as fantasia criativas, a bateria que dá vida a Avenida na Marquês de Sapucaí ( Sambódromo) e os blocos nas ruas da cidade para turistas, cariocas e foliões em geral, onde tudo vira festa.
A Gávea é um bairro de classe alta da Zona Sul do do Rio de Janeiro. Seu grande diferencial em relação aos outros bairros da Zona Sul da cidade está na preservação dos aspectos naturais do local, que foram mantidos. Apenas 44,5 por cento dá área do bairro sofreu alterações urbanísticas. A Gávea fica localizada entre a encosta do Morro Dois Irmãos, no Leblon, e o oeste da lagoa Rodrigo de Freitas. O bairro também é próximo ao Jardim Botânico e à Floresta da Tijuca. A região mais conhecida do bairro é localizada na Praça Santos Dumont, chamada popularmente de de Baixo Gávea. O local reúne bares, boates e restaurantes muito apreciados pelos cariocas.Uma outra referência muito importante da Gávea é a presença do campus da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC). No bairro, encontram-se muitas opções de teatros, como o Teatro das Artes, o Teatro dos Quatro, o Teatro Clara Nunes e o Teatro Vanucci. Outras opções de cultura e lazer do bairro são o Planetário da Gávea, o Clube Piraquê, o Estádio Rubro-Negro, o Jockey Club, o Museu do Universo, Museu da Cidade, o Parque da Cidade, a Sociedade Hípica Brasileira, a Anitta Schwartz Art Galery, a Casa da Gávea, o Instituto Moreira Salles, o Cine Lagoon, a Estação Vivo (Cinema), o Shopping da Gávea e o Gávea Trade Center.