Blocos carnavalescos são conjuntos de pessoas que desfilam no carnaval. Tradicionalmente, essa manifestação da cultura popular é feita nas ruas, mas também é possível encontrar apresentações de blocos realizadas em casas de show. Os blocos de carnaval podem ter ou não um tema, conhecido como enredo. Quando não há nenhuma identificação quanto ao conteúdo, o bloco é conhecido como bloco de embalo. Também existem os blocos afros, caricatos e do sujo. As escolas de samba são agremiações populares que desfilam com o intuito de competir entre si. Apresentam um enredo, reproduzido através de samba, que é acompanhado por uma bateria. As pessoas que desfilam pela escola de samba são conhecidas como componentes, e usam fantasias de acordo com as respectivas alas. Geralmente, as escolas de samba representam seus bairros ou comunidades de origem. Os principais desfiles de escolas de samba acontecem na cidade do Rio de Janeiro, no sambódromo da Marquês de Sapucaí e em São Paulo, no sambódromo paulistano. Encontre aqui endereços e telefones de blocos carnavalescos e escolas de samba
A cidade do Rio de Janeiro capital do estado homônimo fica na região Sudeste do país. É a cidade de mais escolhida pelo turismo internacional no Brasil, conhecida popularmente como “Cidade Maravilhosa”. Tem população estimada em 6 498 837 cariocas segundo IBGE 2016. É sede das duas maiores empresas brasileiras - a Petrobrás e a Vale, e das principais companhias de petróleo e telefonia do Brasil. Representa o segundo maior PIB do país, é o segundo maior polo de pesquisa e desenvolvimento e Foi capital do Brasil Colônia a partir de 1763. Na cidade houve muitas mudanças ao longo dos anos desde o período da colonização portuguesa e invasão estrangeira. Foi urbanizada e teve toda sua estrutura reorganizada a começar pelo centro da cidade, no surgimento dos cortiços até as favelas. A cidade conta com parques e reservas ecológicas, como o Parque Nacional da Tijuca, considerado Patrimônio Ambiental e Reserva da Biosfera. Mas a cidade tem enfrentado sérios problemas de poluição ambiental. A Baia de Guanabara perdeu áreas de manguezal e sofre com resíduos provenientes de esgotos domiciliares e industriais, óleos e metais pesados. O Rio tem lindos lugares para se visitar e conhecer, espaços históricos como museus, bibliotecas e monumentos para se visitar e aprender sobre a história da cidade e seus acontecimentos. Seus pontos turísticos são encantadores e únicos, há muitos lugares para se ver que em um só dia não chega nem a metade dos lugares que se tem a conhecer. Os mais populares e mais procurados são o Parque Lage, Floresta de Tijuca, Complexo da Quinta da Boa Vista, Jardim Botânico, o Jardim Zoológico do Rio, O Pão de Açúcar e o Bondinho, e claro as lindas praias que ficam na Zona Sul e Zona Oeste do Rio. Há tanta opção de locais a pra se curtir que se pode escolher entre momentos de relaxar com a família passeando pelos parques, momentos mais radicais como trilhas ou voar de asa delta, conhecer a cidade a noite entre os bares e casas de show em centenas de bairros da cidade. E claro o famoso e belo Carnaval que atrai turistas do mundo inteiro que querem conferir de perto essa festa linda que acontece todo ano com desfile das Escolas de Samba, com carros alegóricos exuberantes e temáticos, as fantasia criativas, a bateria que dá vida a Avenida na Marquês de Sapucaí ( Sambódromo) e os blocos nas ruas da cidade para turistas, cariocas e foliões em geral, onde tudo vira festa.
Madureira é um bairro da Zona Norte do Rio de Janeiro que se limita com os bairros Vaz Lobo, Cavalcanti, Cascadura, Campinho, Engenheiro Leal, Turiaçu e Oswaldo Cruz e conta com uma grande variedade de opções de transporte público, concentradas em seu Terminal Rodoviário e nos trens que ligam o Centro a Santa Cruz e aos municípios de Paracambi, Belford Roxo e Japeri, passando elas estações de Madureira e do Mercadão de Madureira. As principais vias de Madureira são: Avenida Ministro Edgar Romero, Estrada do Portela, Rua Conselheiro Galvão, Rua Carolina Machado, Rua João Vicente, Rua Padre Manso, Viaduto Negrão de Lima e Rua Domingos Lopes.Madureira se destaca pela sua característica comercial, sendo considerada como um dos maiores pólos comerciais e econômicos da cidade e o maior do subúrbio. No bairro encontram-se muitas opções de lojas de rua e galerias comerciais, como o Shopping dos Peixinhos e o Madureira Shopping Rio que possui salas comerciais e um campus universitários, além de lojas. Entretanto, o mais conhecido centro comercial do bairro é o Mercadão de Madureira, considerado como o maior mercado popular do Brasil, com 580 lojas e cerca de 80.000 clientes por dia.Madureira também possui muitas opções de lazer e cultura, como igrejas, um grupo de escoteiros, a Galeria Imperial, o Madureira Esporte Clube, o Social Atlas Clube, as escolas de samba Portela e Império Serrano e o Parque Madureira, uma extensa área de lazer compsota de quadras de esportes, ciclovias e praças, como a Praça do Conhecimento, que é uma espécie de lan house aberta ao público e a Praça do Samba, que faz homenagem às escolas de samba do local.