Um elevador ou ascensor é um dispositivo de transporte utilizado para mover bens ou pessoas verticalmente ou diagonalmente. De modo geral podemos dividir um elevador em 6 partes sendo elas:Casa de máquinas é o nome dado ao local onde normalmente são instalados os equipamentos de tração e o quadro de comando que aciona o elevador. Com os avanços tecnológicos, existem modelos de elevadores que dispensam a presença desta, ficando o motor apoiado nas guias (trilhos do elevador) e o quadro de comando embutido no último ou primeiro marco (dependendo do fabricante); Cabine é o nome dado ao compartimento onde é transportada a carga (objetos ou pessoas); Contra-peso é uma parte fundamental do sistema e permite que a carga na cabine seja transportada e balanceada utilizando menos energia na operação;Caixa ou caixa de corrida é o nome dado ao local no interior do qual a cabine se desloca; Patamar ou pavimento é nome dado ao local através do qual a carga entra na cabine; Poço é o nome do local onde ficam instalados dispositivos de segurança (pára-choques) para proteção de limite de percurso do elevador. Sendo assim, existem tipos diferentes de elevadores, tais como: Elevador a vácuo, usado em escritórios, clínicas, casas e, normalmente em apartamentos "duplex", atende até 3 andares, é econômico, seguro e prático; Elevador transversal ou funicular ;Plataforma elevatória, um elevador formado por uma placa sem paredes, onde podem colocar-se cargas para transportar entre diferentes níveis, normalmente em uma oficina ; Elevador de cozinha, um pequeno elevador que liga a cozinha ao refeitório, quando estes se situam a níveis diferentes, para transportar utensílios culinários ou comida. Elevador hidráulico, movido por um pistão hidráulico dispensa o contrapeso, se destaca por ser mais suave e silencioso porém, os modelos tradicionais são de até três andares. Encontre aqui Fabricantes e Oficinas de Elevadores.
A cidade do Rio de Janeiro capital do estado homônimo fica na região Sudeste do país. É a cidade de mais escolhida pelo turismo internacional no Brasil, conhecida popularmente como “Cidade Maravilhosa”. Tem população estimada em 6 498 837 cariocas segundo IBGE 2016. É sede das duas maiores empresas brasileiras - a Petrobrás e a Vale, e das principais companhias de petróleo e telefonia do Brasil. Representa o segundo maior PIB do país, é o segundo maior polo de pesquisa e desenvolvimento e Foi capital do Brasil Colônia a partir de 1763. Na cidade houve muitas mudanças ao longo dos anos desde o período da colonização portuguesa e invasão estrangeira. Foi urbanizada e teve toda sua estrutura reorganizada a começar pelo centro da cidade, no surgimento dos cortiços até as favelas. A cidade conta com parques e reservas ecológicas, como o Parque Nacional da Tijuca, considerado Patrimônio Ambiental e Reserva da Biosfera. Mas a cidade tem enfrentado sérios problemas de poluição ambiental. A Baia de Guanabara perdeu áreas de manguezal e sofre com resíduos provenientes de esgotos domiciliares e industriais, óleos e metais pesados. O Rio tem lindos lugares para se visitar e conhecer, espaços históricos como museus, bibliotecas e monumentos para se visitar e aprender sobre a história da cidade e seus acontecimentos. Seus pontos turísticos são encantadores e únicos, há muitos lugares para se ver que em um só dia não chega nem a metade dos lugares que se tem a conhecer. Os mais populares e mais procurados são o Parque Lage, Floresta de Tijuca, Complexo da Quinta da Boa Vista, Jardim Botânico, o Jardim Zoológico do Rio, O Pão de Açúcar e o Bondinho, e claro as lindas praias que ficam na Zona Sul e Zona Oeste do Rio. Há tanta opção de locais a pra se curtir que se pode escolher entre momentos de relaxar com a família passeando pelos parques, momentos mais radicais como trilhas ou voar de asa delta, conhecer a cidade a noite entre os bares e casas de show em centenas de bairros da cidade. E claro o famoso e belo Carnaval que atrai turistas do mundo inteiro que querem conferir de perto essa festa linda que acontece todo ano com desfile das Escolas de Samba, com carros alegóricos exuberantes e temáticos, as fantasia criativas, a bateria que dá vida a Avenida na Marquês de Sapucaí ( Sambódromo) e os blocos nas ruas da cidade para turistas, cariocas e foliões em geral, onde tudo vira festa.
Olaria é um bairro do Rio de Janeiro que pertence à chamada Zona da Leopoldina, na Zona Norte, fazendo limite com os bairros Ramos, Penha e Complexo do Alemão. Algumas ruas mais conhecidas de Olaria são: Rua Uranos, Rua Paranapanema, Estrada Pedreira, Rua Drumond, Rua Bariri, Rua Noêmia Nunes, Rua Leopoldina Rego, Rua Vassalo Caruso, Rua Dr. Nunes, Avenida Professor Plínio Bastos, Rua Carlina, Rua Maria Rodrigues, Rua Pirangi e a Avenida Brasil.Olaria é um bairro tipicamente residencial, com muitas casas e alguns prédios, de diferentes portes. Para atender à demanda da população do bairro, o comércio é composto de estabelecimentos como supermercaos, padarias, restaurantes, etc. A principal atração de Olaria é o Olaria Atlético Clube e seu estádio, com capacidade para 12 mil torcedores, localizado na Rua Bariri. O clube já teve jogadores ilustres em seu time, como Garrincha, Joel Santana e Romário.